terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Integrantes de organização criminosa são presos por praticar crimes de execução em São Luís

Operação foi realizada nesta segunda-feira (16) e seis pessoas foram presas. Investigações apontam que duas pessoas foram executadas pelo grupo por suspeita de integrar fações rivais.


Justiça determina a prisão de nove pessoas suspeitas de praticar assaltos em São Luís
Uma operação realizada pela Polícia Civil do Maranhão nesta segunda-feira (16) cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária para integrantes de uma organização criminosa suspeita de praticar assassinatos na região do bairro Cidade Olímpica, em São Luís.

Ao todo, seis pessoas foram presas e levadas para a sede da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) em São Luís. As investigações apontam que os suspeitos estão envolvidos em crimes de execução por julgarem que as vítimas pertenciam a uma organização criminosa rival. Os assassinatos foram praticados durante o mês de agosto e duas pessoas foram mortas.


Seis pessoas foram presas por suspeita de praticar crimes de execução em São Luís (MA) — Foto: Reprodução/TV Mirante

De acordo com a delegada Wanda Moura, da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), os presos serão interrogados e suas participações no crime serão individualizadas. Ainda segundo a Wanda Moura, por medo de represálias, a dona de uma casa onde uma das vítimas foi executada precisou sair do bairro.

“Por eles suspeitarem que essas duas vítimas fossem de uma facção criminosa rival e essas duas pessoas estavam frequentando o bairro Cidade Olímpica, eles foram assassinados ali. Inclusive a pessoa que era dona da casa onde essa vítima estava por medo teve que abandonar o bairro (…) eles vão ser todos interrogados, vamos tentar individualizar a participação de cada um deles nesses dois homicídios, e isso é uma forma de combater criminalmente essas práticas criminosas e domínios que facções que a gente sabe que infelizmente ocorre”, disse Wanda Moura.



Presos são integrantes de uma facção criminosa que atua no bairro Cidade Olímpica, em São Luís (MA) — Foto: Reprodução/TV Mirante

Dentre os mandados de prisão, um deles foi para um homem que já estava preso cumprindo pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Outro mandado foi contra um adolescente de 15 anos, que chegou à delegacia acompanhado do pai e foi apreendido.

Um dos homens assassinados pelo grupo cumpria pena e usava tornozeleira eletrônica. A segunda vítima não tinha passagem pela polícia e não fazia parte de uma facção criminosa. No dia do crime, ele foi julgado e morto pelos criminosos por ser de um bairro vizinho que é dominado por outra organização criminosa.

A vítima trabalhava em uma feira de São Luís e foi atacada pelos bandidos enquanto estava na casa da namorada. Para a delegada Wanda Moura, o fato dos crimes terem sido praticados por faccionados dificulta muito a identificação e investigação, já que muitas testemunhas não querem falar por medo.

“Três homens invadiram a casa pelos fundos, um estava armado com pedaço de pau, outro com faca e arma de fogo, assassinaram a vítima ali dentro de casa ao passo que os outros seis ficaram nos arredores, alguns pela frente, outros pelos fundos para avisar caso a polícia chegasse e pedir a vítima de fugir caso ela tentasse. Esses crimes praticados por faccionados nós temos uma dificuldade muito grande na investigação, porque as pessoas não querem falar, mesmo quem testemunhou, parente das vítimas por medo e infelizmente, impera a lei do silêncio”, concluiu a delegada.


Um dos alvos da operação está preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA) — Foto: Reprodução/TV Mirante

Fonte: G1 MA — São Luís